quarta-feira, dezembro 07, 2005

Mensagem triste, por um amigo que partiu, em memória saudosa de José Barreiros Mateus - Infohabitar 57

 - Infohabitar 57 -

Não há palavras quando um amigo parte, provavelmente deveríamos nada dizer, mas é preciso soltar um pouco a dor e as palavras. Hoje pela manhã, dia 7 de Dezembro de 2005, o nosso bom amigo e companheiro José Barreiros Mateus partiu para outras terras, para outro nível de existência.
Não há palavras, pela alegria, pela generosidade, pela humanidade, pela força, pelo que fez para tantos. E não conseguimos entender o que é hoje a dor da família, se a nossa dor é aquela que sentimos.
O Dr. José Barreiros Mateus fez muitas coisas na sua vida, fez muitos amigos, fez a Nova Habitação Cooperativa (NHC), ajudou a que a Federação Nacional de Cooperativas de Habitação Económica (FENACHE) fosse ganhando uma força imparável e ainda arranjou tempo para estar com o Grupo Habitar. Muito fez, muito iria fazer, muita muita falta nos fará.

À esposa, aos filhos, à família enlutada e a toda a grande família da NHC, à qual pertenço, deixo em meu nome e do Grupo Habitar as palavras impossíveis de uma sentida tristeza, um abraço de amizade e o sentido de sempre o termos bem presente no dia-a -dia da nossa memória e das nossa obras, pois ele estará sempre ao nosso lado, ajudando-nos na caminhada que continua e nos objectivos que visava e que visamos.

No dia 8 Dezembro haverá Missa na Igreja do Algueirão, pelas 15h 30, seguindo-se o Funeral no Cemitério do Lourel.

A vida afasta-nos talvez, dos camaradas, impede-nos de pensar muito neles. Estão, no entanto, em qualquer parte, não se sabe bem onde, mas tão fiéis! E, se acaso os nossos caminhos se cruzam, sacodem-nos pelos ombros, com labaredas de alegria! Pouco a pouco, porém, descobrimos que não voltaremos a escutar o riso claro daquele, que nos está vedado para sempre tal jardim. É então que principia o nosso verdadeiro luto, porque nada, jamais, substituirá o companheiro perdido. Velhos camaradas não se criam. Não há nada que valha o tesouro de tanta recordação comum. Estas amizades não se refazem. Ao plantar-se um carvalho, é vão ter a esperança de se poder gozar brevemente da sua sombra. Assim corre a vida ... Um a um, os camaradas retiram-nos a sua sombra. (Terra dos Homens, A. Saint-Exupery)


António Baptista Coelho

1 comentário :

Anónimo disse...

Conheço o dr Barreiros Mateus há quinze anos e nesta mensagem está de facto descrito tudo o que ele era. Deixa uma grande obra. Para a sua família e amigos deixo aqui os meus sentidos pêsames. Feliciano fernandes