domingo, fevereiro 26, 2006

71 - Infohabitar/reportagem: com Gonçalo Ribeiro Telles no Jardim da Gulbenkian, artigo de Pedro e António Baptista Coelho - Infohabitar 71

 - Infohabitar 71

Infohabitar/reportagem: com Gonçalo Ribeiro Telles no Jardim da Gulbenkian

Artigo de Pedro e António Baptista Coelho

Inicia-se um novo tipo de artigo no Infohabitar, com pequenas reportagens fotográficas, apenas minimamente comentadas sobre iniciativas do Grupo Habitar.

Esta primeira reportagem dá uma ideia apenas muito genérica do interesse e da participação que teve a 8.ª Visita Técnica do Grupo Habitar, ao Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, na manhã do sábado 18 de Fevereiro e que contou com o fundamental enquadramento do seu principal projectista, o arquitecto paisagista, Professor Gonçalo.Ribeiro.Telles, com a essencial organização da Arq.ª Dora.Lampreia, da Direcção do Grupo Habitar, e com o gentil e eficaz apoio da própria Fundação Gulbenkian, que cedeu uma sala onde, antes da visita, o Prof. Ribeiro.Telles introduziu os participantes nas bases de desenvolvimento do mesmo Jardim, bem como num conjunto extremamente oportuno de considerações sobre a fundamental valia da preocupação com a paisagem urbana e natural, numa sociedade de hoje, infelizmente, muito pouco sensibilizada para os valores ambientais e culturais da paisagem.

Mas uma pequena e informal viagem sobre o conteúdo da aliciante palestra e da visita comentada que o Prof. Ribeiro.Telles teve a gentileza de nos oferecer irá ficar para um artigo de conteúdo, neste mesmo Infohabitar, que está já a ser preparado, com a cooperação de vários membros do Grupo Habitar.

Hoje e nesta pequena e informal reportagem iremos ficar apenas com algumas imagens dessa excelente manhã de 18 de Fevereiro de 2006, no Jardim Gulbenkian, na 8ª Sessão Técnica do Grupo Habitar, com Ribeiro.Telles, primeiro numa conversa sobre o jardim, os jardins e as cidades e, depois, num passeio pelos caminhos do jardim, com especial relevo nos seus espaços que foram objecto de profundas e muito ricas acções de reconfiguração e desenvolvimento de novos conteúdos ambientais e paisagísticos de grande proximidade, envolvência e diversidade, também com o traço de Gonçalo.Ribeiro.Telles.

Deseja-se um bom passeio do olhar e sugere-se uma visita real, pois também no Inverno o jardim tem encanto e este, especialmente, é sempre um oásis na cidade.



























Lisboa, Encarnação/Olivais.Norte, 26 de Fevereiro de 2006
Texto de António Baptista Coelho, fotografias de António Baptista Coelho e Pedro Baptista Coelho

Sem comentários :