segunda-feira, outubro 22, 2007

Vamos falar sobre habitação em Coimbra? - Infohabitar 163

  - Infohabitar 163

Salientando que, já de seguida, na sequência de leitura do Infohabitar poderá ler o artigo:
Promoção da Qualidade do Habitar, Coimbra 11 de Outubro de 2007

Onde se faz o relato informal do worshop organizado pelo Grupo Habitar (GH) e pelo Gabinete para o Centro Histórico (GCH) da Câmara Municipal de Coimbra na passada tarde do dia 11 de Outubro de 2007, na Sala Polivalente da Casa Municipal da Cultura; um encontro técnico sobre o tema “promoção da qualidade do habitar” que teve intervenções do Dr. Carlos Encarnação, Eng. Defensor de Castro, Eng. Sidónio Simões, Dr. Paulo Atouguia Aveiro, Arq. Manuel Correia Fernandes, Eng. José Teixeira Trigo, Arq. Paulo Tormenta Pinto, Dr. Luís Ferreira da Silva e Guilherme Vilaverde.

Por solicitação da Pro Urbe, Associação Cívica de Coimbra divulgam-se próximos eventos em Coimbra, em que a habitação é, igualmente, tema central e deseja-se a melhor dinâmica para a sessão de cinema e para o encontro que terão lugar, respectivamente, no dia 26 e no dia 27 de Outubro em Coimbra
Ficha técnica e programa:
http://www.prourbe.org/

nome genérico:

Vamos falar sobre habitação [em Coimbra]?

organização: Pro Urbe, Plataforma Artigo 65
apoios: Direcção Regional da Cultura do Centro, Ordem dos Arquitectos, Teatro Académico Gil Vicente, Conselho da Cidade, Diário de Coimbra

programa:
TAGV, Café-teatro segunda-feira, 22 de Outubro, 18h00Inauguração da exposição de fotografia “Habitação”.
Mesa redonda com representantes da Pro Urbe, da Plataforma Artigo 65, da Ordem dos Arquitectos, Manuel Portela (Director do TAGV) e António Pedro Pita (Director Regional da Cultura)
Apresentação do programa e objectivos da iniciativa (Pro Urbe), apresentação do movimento Plataforma Artigo 65 (Plataforma). Perspectiva crítica sobre a Debate com o público.
Conferência de imprensa com representantes da Pro Urbe, da Plataforma Artigo 65, da Ordem dos Arquitectos, dos fotógrafos presentes, e das demais entidades apoiantes do evento.

TAGV, sala sexta-feira, 26 de Outubro, 21h30Apresentação do documentário “PAZ, PÃO, HABITAÇÃO… AS OPERAÇÕES SAAL” de João Dias
Debate moderado por Elísio Estanque (sociólogo), com José António Bandeirinha (arquitecto) com João Dias (autor), Alexandre Alves Costa (arquitecto) e Samuel Roda Fernandes (arquitecto)

Café Santa Cruz sábado, 27 de Outubro, 10hPequeno-almoço seguido de distribuição de programas da sessão a desenrolar a seguir e interpelação/conversa com pessoas na Praça 8 de Maio.

Salão Brazil sábado, 27 de Outubro11:00 > 1º painel
“O problema e o futuro da habitação”Mesa-redonda moderada por José Reis (economista)
com Helena Roseta (arquitecta), Teresa Craveiro (geógrafa) e Padre Valentim Gonçalves.
12h00 > debate com o público.
12h30 > almoço

14h00 > 2º painel
“O mercado da habitação”Moderação de Ana Pires (geógrafa)
com Maria João Freitas (Conselho Directivo do IHRU), Pedro Bingre (agrónomo), Jorge Carvalho (urbanista), Guilherme Vilaverde (Presidente da FENACHE - Federação Nacional de Cooperativas de Habitação Económica)

15h15 > 3º painel
“O caso de Coimbra”
Moderação de João Mesquita (jornalista)
com Elísio Estanque (Sociólogo), Jorge Gouveia Monteiro (Vereador da habitação da CMC), João Paulo Craveiro (presidente da CombraViva, Sociedade de Reabilitação Urbana) e Gustavo Cunha (arquitecto, responsável pelo Plano Estratégico e de Urbanização para Coimbra)
16h30 > debate com os intervenientes nos dois painéis.

sábado, 27 de Outubro, 17h30
Passeio pela Baixa de Coimbra

“1 g de cimento” – Performance por Pedro Medeiros
Sínteses de encerramento: Representante da Pro Urbe, Representante da Plataforma artigo 65 e José Dias (Presidente do Conselho da Cidade)

Exposições: TAGV, 22 a 31 de Outubro“Habitação” - imagens de António José Martins, Emanuel Brás, Luís Filipe Rocha, Nuno Patinho, Paulo Abrantes, Pedro Medeiros e Tiago Hespanha
Salão Brasil, 27 de Outubro“ORPC (O Respeito Pelas Cidades): Portugal Devoluto e Coimbra Devoluta” - fotografia de Luís Filipe Rocha
XM, 22 a 31 de OutubroExposição genérica “Plataforma artigo 65”
Vídeo: Nathalie Mansoux Design: Inês Barros
João Dias Textos: Pedro Cerejo
Rui Pina
Tiago Afonso

Sem comentários :