segunda-feira, julho 20, 2009

255 - Reportagem sobre a sessão e visita “regenerar integrando, Viseu, 2 de Julho de 2009 - Infohabitar 255

Infohabitar, Ano V, n.º 255
Reportagem sobre a sessão e visita “regenerar integrando, Viseu, 2 de Julho de 2009 – Grupo Habitar e Viseu Novo, SRU

António Baptista Coelho


O Grupo Habitar (GH) e a Viseu Novo, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana de Viseu realizaram no passado dia 2 de Julho, em Viseu, as 16ª Sessão Técnica e 12ª Visita Técnica do GH.


Fig. 00

Tal como tinha sido anunciado na última edição do Infohabitar, publica-se, em seguida, uma reportagem fotográfica, praticamente não comentada, sobre a 16ª Sessão Técnica do Grupo Habitar, que decorreu sobre o tema “Regenerar Integrando”, uma sessão que teve lugar na manhã do passado dia 2 de Julho de 2009, no Solar dos Peixotos em Viseu, seguindo-se, pela parte da tarde, uma longa e rica visita ao Centro Histórico de Viseu e às obras da respectiva Viseu Novo SRU.

Mais uma vez se salienta que estas acções – sessão e visita – tiveram a participação fundamental das Sociedades de Reabilitação Urbana (SRU) de Coimbra, Porto e Vila Nova de Gaia e de Viseu, agradecendo-se, novamente, esta participação assim como o trabalho fundamental da Viseu Novo SRU e da Câmara Municipal de Viseu, que asseguraram, na prática, esta excelente jornada técnica.

Relembram-se as temáticas debatidas na Sessão da manhã:. Sessão de Abertura, pelo Dr. Joaquim Américo Correia Nunes, Vice-presidente da C. M. de Viseu e Presidente da Viseu Novo SRU e pelo Arq. António Baptista Coelho chefe do NAU do LNEC, Núcleo de Arquitectura e Urbanismo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e Presidente da Direcção do Grupo Habitar.

. Introdução ao tema “O Habitar em Zonas Antigas” pelo Arq. António Baptista Coelho – intervenção editada no n.º 254 do Infohabitar.

. Introdução ao tema “as temáticas de gestão e financeiras implicadas na acção das SRU” pelo Dr. Jorge Quintela, Técnico Superior do IHRU, Administrador da Viseu Novo SRU e elemento da Direcção do Grupo Habitar.

. Apresentação do “Estudo de Enquadramento Estratégico para a ACCRU de Viseu”, Obras em curso de responsabilidade da Viseu Novo: pela Arq.ª Margarida Henriques, da Viseu Novo SRU.

. A estratégia de reabilitação na Zona Histórica do Porto: dificuldades de um percurso; pelo Arq. Rui Loza, da Porto Vivo SRU.

. Expectativas e formas de actuação na Zona Histórica de Gaia: pelo Eng. Defensor de Castro, da Cidade Gaia SRU e Vice-presidente do Grupo Habitar.

. Formas de veicular potenciais investidores: pelo Eng. João Craveiro, da Coimbra Viva SRU.

. Debate.


E apresentam-se, em seguida, imagens da sessão e da visita técnicas:


Fig. 01: Sessão de Abertura, por representantes da Câmara Municipal de Viseu, Viseu Novo SRU e Grupo Habitar – na primeira fila, após, a sua intervenção o Dr. Joaquim Américo Correia Nunes, Vice-presidente da C. M. de Viseu e Presidente da Viseu Novo SRU.



Fig. 02: após a sua intervenção, o Dr. Jorge Quintela, das Direcções do GH e da Viseu Novo SRU; um elemento fundamental na organização deste dia.




Fig. 03: pormenor da assistência.



Fig. 04: pormenor da assistência na fase de debate, intervinha Guilherme Vilaverde, Presidente da Direcção da Federação Nacional de Cooperativas de Habitação Económica (FENACHE)



Fig. 05: na altura do debate a mesa constituída pelos palestrantes e representantes das quatro SRU (da esquerda para a direita): Arq.ª Margarida Henriques, da Viseu Novo SRU; Arq. Rui Loza, da Porto Vivo SRU; Eng. Defensor de Castro, da Cidade Gaia SRU; e Eng. João Craveiro, da Coimbra Viva SRU.



Fig. 06: a visita iniciou-se num 1º Momento pela zona de intervenção junto ao novo Funicular …



Fig. 07: continuou através do Centro Histórico de Viseu e, pormenorizadamente, nas obras da Viseu Novo SRU ...

E teve os seguintes “momentos”:
2º Momento: Largo Mouzinho de Albuquerque
3º Momento: Largo António José Pereira
4º Momento: Largo de Santa Cristina
5º Momento: Praça D. Duarte
6º Momento: Largo Pintor Gata
7º Momento: Praça 2 de Maio
8º Momento: Praça da Republica
e 9º Momento: Largo da Misericórdia


Fig. 08



Fig. 09



Fig. 10



Fig. 11



Fig. 12



Fig. 13



Fig. 14



Fig. 15



Fig. 16



Fig. 17



Fig. 18


O Grupo Habitar pretende continuar a desenvolver acções nesta área temática em cooperação activa com outras entidades, estando desde já numa fase prévia de preparação uma acção conjunta com a Cidade Gaia SRU, em Vila Nova de Gaia.

O editor do Infohabitar
António Baptista Coelho

Infohabitar, Ano V, n.º 255
Lisboa, Encarnação – Olivais Norte, 18 de Julho de 2009
Edição de José Baptista Coelho

Sem comentários :