segunda-feira, novembro 02, 2009

270 - Três acções sobre o habitar e a cidade em Novembro de 2009 - Infohabitar 270

Infohabitar, Ano V, n.º 270
Apresenta-se a edição n.º 270 do Infohabitar, onde se faz a divulgação de três acções a realizar em Novembro, com o apoio do Grupo Habitar, e todas associadas às amplas temáticas do habitar melhor uma melhor cidade.

As acções são, em seguida, sintetizadas, por ordem sequencial de realização, salientando-se que a acção de 24 de Novembro, no LNEC, conta já com um número significativo de inscritos.

Apresentação do livro
"Habitação de interesse social em Portugal,

1988-2005"

Terça-feira dia 3 de Novembro de 2009 às 18h 30, na FNAC do Centro Comercial Colombo, em Lisboa, terá lugar a apresentação do livro "Habitação de interesse social em Portugal, 1988-2005" com a presença e intervenção dos autores e dos prefaciadores, arquitectos Nuno Teotónio Pereira e Raúl Hestnes Ferreira.

Juntam-se imagens da capa e do interior do livro, bem como um brevíssimo comentário e refere-se que haverá, em princípio, uma apresentação do mesmo livro no Porto, no início de Dezembro, provavelmente associada a uma palestra sobre a temática da excelente promoção de habitação de interesse social realizada pelas Habitações Económicas da Federação das Caixas de Previdência e que constituirá a 18.ª Sessão Técnica do Grupo Habitar; naturalmente, esta acção merecerá uma próxima divulgação específica aqui no Infohabitar.


Fig. 01: capa do livro


Fig. 02: exemplo do conteúdo do livro

Os melhores exemplos de habitação de interesse social estão ligados a uma arquitectura de vizinhanças e continuidades urbanas, feita de pequenos agrupamentos de edifícios bem caracterizados e marcados pela harmonização entre qualidade arquitectónica e satisfação dos moradores.

É sobre isso que fala este livro, num caminho, que julgamos essencial, de registo e valorização dos muitos casos de referência identificados no período que correspndeu às 18 edições do Prémio INH - portanto entre 1988 e 2005; um caminho que consideramos útil para que o que de melhor foi feito, nos últimos anos em Portugal em habitação e cidade de interesse social possa servir como base informativa para as intervenções ainda necessárias.

É este um dos perfis deste livro servir de registo de muitos bons exemplos habitacionais e urbanos, contribuindo-se para a anulação das terríveis tábuas-rasas que nos fazem voltar, contantemente, aos círculos viciosos da má qualidade residencial na habitação de interesse social: aos projectos-tipo sem qualidade e doentiamente repetidos, às soluções isoladas e segregadas da vital continuidade urbana, à concentração excessiva de realojamento, às misturas sociais disparatadas, e à total inadequação entre projectos e modos de habitar.

É contra tudo isto que este livro quer contribuir e, já agora, não poderia deixar de apontar o interesse e a urgência que tem também o estudo de outros excelentes períodos desta habitação em Portugal, com natural relevo para a longa e excelente fase das HE-FCP e do GTH da CML.

Conferência dupla do Prof. Arq.º Miguel Vitale sobre:
Grafologias, Imagem e Paisagens Urbanas e
Habitar em Santa-Fé, ArgentinaQuinta-feira,

5 de Novembro de 2009, 18h. 00
Lisboa, Centro de Congressos do ISCTE – IUL
Av.ª das Forças Armadas, Auditório B 104


Fig. 03: O ISCTE-IUL projecto de Raul Hestnes Ferreira

Na quinta-feira dia 5 de Novembro de 2009 às 18h 00, no Centro de Congressos do ISCTE-IUL, Avª das Forças Armadas, Auditório B 104, terá lugar a Conferência dupla do Prof. Arq.º Miguel Vitale sobre: Grafologias, Imagem e Paisagens Urbanas; e Habitar em Santa-Fé, Argentina.

Esta palestra é realizada no âmbito das actividades de investigação, divulgação e discussão do Grupo Habitar e do Departamento de Arquitectura e Urbanismo e do Centro de Estudos em Arquitectura e Áreas Metropolitanas do ISCTE-IUL, com o apoio dos Núcleos de Arquitectura e Urbanismo (NAU) e Ecologia Social (NESO) do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

No âmbito das actividades do Grupo Habitar (GH), constitui a sua 17ª Sessão Técnica do GH.



Fig. 04: organizadores da Conferência do Prof. Arq.º Miguel Vitale

Miguel Vitale é Arquitecto, Professor na FADU, Faculdade de Arquitetura, Diseño e Urbanismo, Universidad Nacional del Litoral, Santa Fe, Argentina, Responsável/coordenador da Rede Iberoamericana sobre "Problemáticas Urbanas Contemporâneas" que envolve diversos grupos de investigação universitários, designadamente, na Argentina, no Chile, no Brasil e em Espanha, além dos Núcleos de Ecologia Social e de Arquitectura e Urbanismo do LNEC, em Portugal; desenvolve ainda uma intensa actividade de conferencista e publica com regularidade.




Fig. 05: o interior do ISCTE-IUL, projecto de Raul Hestnes Ferreira

Junta-se, em seguida, o programa da Conferência do Prof. Arq.º Miguel Vitale e salienta-se que a entrada é livre, sem necessidade de inscrição prévia, ficando apenas condicionada à lotação do respectivo auditório.

Programa da Sessão:

18h 00: abertura dos trabalhos pelos membros da mesa:

Prof. Doutor Arq. Paulo Tormenta Pinto, fundador do Grupo Habitar e Presidente do DAU do ISCTE
Doutor Arq. António Baptista Coelho, Presidente da Direcção do Grupo Habitar, Investigador e Chefe do Núcleo de Arquitectura e Urbanismo (NAU) do LNEC
Doutora Marluci Menezes, Investigadora e Chefe do Núcleo de Ecologia Social (NESO) do LNEC, que fará uma breve apresentação do conferencista.

18h 15: conferência de Miguel Vitale sobre: Grafologias, Imagem e Paisagens Urbanas
18h 45: intervalo e/ou pequeno debate intercalar
19h.00: conferência de Miguel Vitale sobre: Habitar em Santa-Fé, Argentina
19h 30: debate final
Contactos: Alice Espada, secretariado.dau@iscte.pt, Departamento de Arquitectura e Urbanismo ISCTE – IUL, Ala Autónoma, Sala 335, Avenida das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa, tel. 21 7903060, secretariado.dau@iscte.pt




Fig. 06: Bairros Vivos, Cidades Vivas, Conferência a 24 de Novembro no LNEC.

COMEMORAÇÃO DOS 40 ANOS DO NÚCLEO DE ARQUITECTURA E URBANISMO DO LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL
TERÇA-FEIRA DIA 24 DE NOVEMBRO DE 2009
CONFERÊNCIA: BAIRROS VIVOS, CIDADES VIVAS

Importante: devido ao número de inscrições já confirmadas a Conferência será realizada no "velho" e excelente grande Anfiteatro do LNEC, situado logo junto da entrada principal do Laboratório, a dois passos da Avenida do Brasil.

O Núcleo de Arquitectura e Urbanismo (NAU) do Departamento de Edifícios (DED) do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) irá fazer 40 anos de actividade no próximo dia 24 de Novembro de 2009. Com vista a marcar este dia irá ter lugar uma conferência comemorativa no Anfiteatro do Centro de Congressos do LNEC, sob o tema “Bairros Vivos, Cidades Vivas”, tema este que se considera ser na actualidade um objectivo central do desenvolvimento urbano.






Figs 07 e 08: o LNEC

A conferência “Bairros Vivos, Cidades Vivas” terá como oradores várias individualidades que desenvolveram actividade ou que cooperaram de perto com o NAU ao longo destes 40 anos. Pretende-se que este encontro crie espaço para uma reflexão colectiva sobre a situação presente e futura da investigação em arquitectura e urbanismo, numa perspectiva multidisciplinar.

A conferência está aberta a todos os que nela queiram participar.
A inscrição é gratuita e obrigatória, para o respectivo Secretariado: apinho@lnec.pt e Telf.: + 351 21 844 35 15.

Junta-se o respectivo programa.

10.00 – Recepção dos participantes e entrega de documentação

10.30 – Sessão de abertura

Carlos Pina
(Vice-Presidente do LNEC)
José Vasconcelos Paiva(Director do Departamento de Edifícios do LNEC entre 1990 e 2009)
António Baptista Coelho(Chefe do NAU)

11.00 – Painel Bairros Vivos
Moderadora: Maria João Freitas
(Vogal da Direcção do IHRU)

Oradores:

Gonçalo Byrne(Arquitecto)
João Appleton
(Engenheiro Civil)
José Aguiar(Arquitecto)

12.10 – Debate

12.30 – Almoço (livre)

14.00 – Painel Cidades Vivas
Moderador: Vitor Campos(Director-Geral da DGOTDU)

Oradores:

Alexandre Alves Costa
(Arquitecto)
Khaled Ghoubar(Arquitecto)
Paulo Machado(Sociólogo)
Jorge Saraiva(Engenheiro mecânico)
Helena Roseta
(Arquitecta)

16.00 – Debate

16.30 – Intervalo

17.00 – Painel NAU: Memórias com futuro
Moderador: Francisco Silva Dias
(Provedor da Arquitectura)

Oradores:

António Baptista Coelho(Chefe do NAU desde 2002)
António Reis Cabrita
(Chefe do NAU entre 1981 e 2002)
Nuno Portas
(Chefe do NAU entre 1969 e 1981)

18.15 – Debate, seguido de encerramento da Conferência

A conferência está aberta a todos os que nela queiram participar.
A inscrição é gratuita e obrigatória, para o respectivo Secretariado
: apinho@lnec.pt e Telf.: + 351 21 844 35 15.



Infohabitar, Ano V, n.º 270
Editor: Grupo Habitar
Coordenador editorial: António Baptista CoelhoLisboa, Encarnação – Olivais Norte,2 de Novembro de 2009Edição de José Baptista Coelho

Sem comentários :