segunda-feira, outubro 11, 2010

315 - Qualidade no Projeto de Edifícios - novo livro - Infohabitar 315

Infohabitar, Ano VI, n.º 315

Na qualidade de editor do Infohabitar, mas também de co-autor do novo livro "Qualidade no Projeto de Edifícios", gostaria de convidar a todos para o respectivo lançamento.

Tal como referem os coordenadores desta nova publicação, Márcio Fabrício e Sheila Ornstein, "o livro é de nós todos", seus autores e seus leitores, não precisando a temática nele abordada, da "qualidade no projecto de edifícios", de muitas palavras de apresentação, pois cada vez mais é evidente a importância de um bom projecto, realizado considerando os mais diversos factores qualitativos, para a satisfação dos seus moradores/utentes e para a melhoria da estima de todos nós para com as paisagens naturais e urbanas em que as respectivas obras se deverão integrar, valorizando-as.

Devo ainda sublinhar a importância e a elevada qualidade atingida no 1.º Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projecto no Ambiente Construído e IX Workshop Brasileiro de Gestão do Processo de Projeto na Construção de Edifícios, globalmente conhecido como SBQP2009, que teve lugar há cerca de um ano em São Carlos-SP, e a partir do qual foi possível fundamentar a ideia deste mesmo livro, sempre através do constante, exigente e cuidadoso trabalho dos amigos Márcio Fabrício e Sheila Ornstein.


O novo livro "Qualidade no Projeto de Edifícios", teve o seu pré-lançamento no dia 7 de outubro de 2010 as 15h junto ao café do ENTAC em Canela, RS e terá o seu lançamento oficial no dia:
19 de outubro de 2010 as 19h na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos em São Paulo, SP.

Segue-se convite oficial, com texto introdutório, imagem da capa do novo livro e respectivo índice de matérias; um texto cuja autoria devo remeter para os coordenadores deste novo livro, Márcio Fabrício e Sheila Ornstein, aos quais envio calorosos parabéns, por mais esta excelente conquista editorial.




António Baptista Coelho



Convite

Convidamos para lançamento do livro Qualidade no Projeto de Edifícios no dia 19 de outubro de 2010 as 19h na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos em São Paulo, SP [lançamento oficial], Av. Nações Unidas 4777 Jardim Universidade Pinheiros, São Paulo, SP.
Organizado pelo Grupo de Trabalho Qualidade do Projeto da Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído o livro Qualidade no Projeto de Edifícios reune treze capítulos escritos por diversos especialistas nos temas relacionados.




Fig.01: capa do livro "Qualidade no Projeto de Edifícios"

Sobre o livro:

As cidades e os seus edifícios representam o habitat do homem contemporâneo e têm enormes e multivariadas implicações na qualidade de vida das pessoas. Assim, o projeto e a avaliação de projetos em arquitetura e engenharia são estratégicos para aprimorar a qualidade do ambiente construído. O processo de projeto e sua gestão constituem também as etapas nas quais as tecnologias e as soluções são concebidas, desenvolvidas e avaliadas, com repercussões em todas as demais etapas do ciclo de vida do ambiente construído, tais como: a construção, o uso e a operação, a manutenção, bem como a requalificação ou descarte das edificações.

O processo de projeto contemporâneo desenvolve empreendimentos cada vez mais complexos, exigindo soluções projetuais e tecnológicas mais elaboradas e multidisciplinares, avaliadas e aprimoradas continuamente. Neste contexto, o livro Qualidade no Projeto de Edifícios discute a atuação de projetistas e construtores durante o ciclo de concepção, projeto, acompanhamento de execução e uso, considerando diversos agentes intervenientes em cada etapa e os usuários e suas necessidades.

O livro Qualidade no Projeto de Edifícios é promovido pela Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC), http://antac.pcc.usp.br/ , através do Grupo de Trabalho de qualidade do projeto, e traz como conteúdo as principais discussões dos pesquisadores convidados para o 1º Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído realizado em São Carlos, SP em novembro de 2009, cujo link se anexa:
http://www.arquitetura.eesc.usp.br/ocs/index.php/SBQP2009/SBQP2009.

Esta obra conta com treze capítulos desenvolvidos por importantes pesquisadores da área e está estruturada em três grandes temas: qualidade do projeto e percepção do usuário; tecnologia da informação e qualidade do projeto; qualidade do projeto, meio urbano e a habitação social.


Sumário:

SOBRE A ANTAC – Francisco Ferreira Cardoso

PREFÁCIO - Doris Kowaltowski

INTRODUÇÃO – Márcio Minto Fabricio, Sheila Walbe Ornstein


TEMA 1 - QUALIDADE DO PROJETO E PERCEPÇÃO DO USUÁRIO
. CONCEITOS DE QUALIDADE NO PROJETO DE EDIFÍCIOS - Márcio Minto Fabricio, Sheila Walbe Ornstein e Silvio Burrattino Melhado

. ARQUITETURA CENTRADA NO USUÁRIO OU NO CLIENTE- UMA REFLEXÃO SOBRE A QUALIDADE DO PROJETO - Mônica Santos Salgado

. ARQUITETURA CENTRADA NO USUÁRIO - GESTÃO DE REQUISITOS NO PROCESSO DE PROJETO - Luciana Inês Gomes Miron

. ELEMENTOS DO PROCESSO PROJETUAL COMO FONTE DE STRESS AMBIENTAL - EXPLORANDO ASPECTOS QUE PODEM INFLUENCIAR A RELAÇÃO USUÁRIO-AMBIENTE - Gleice Azambuja Elali

. ABORDAGEM EXPERIENCIAL, QUALIDADE DO PROJETO, QUALIDADE DO LUGAR E CULTURA NA ATUALIDADE - Paulo Afonso Rheingantz

TEMA 2 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E QUALIDADE DO PROJETO
. LÓGICA FUZZY E SUAS APLICAÇÕES NA AVALIAÇÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO - Odair Barbosa de Moraes

. TENDÊNCIAS DA COLABORAÇÃO EM ARQUITETURA, ENGENHARIA, CONSTRUÇÃO - Marcus Vinícius Granadeiro Corrêa e Regina Coeli Ruschel

. BUILDING INFORMATION MODELING PARA PROJETISTAS - Regina Coeli Ruschel, Paulo Roberto Pereira Andery, Silvio Romero Fonseca Motta, Ana Cecília Nascimento Rocha Veiga


TEMA 3 - QUALIDADE DO PROJETO, MEIO URBANO E A HABITAÇÃO SOCIAL
. EDIFICAÇÕES E ESPAÇOS URBANOS- PERCEPÇÃO, COGNIÇÃO E MÉTODOS DE AVALIAÇÃO - Antônio Tarcísio da Luz Reis

. GESTÃO DE ESPAÇOS COLETIVOS EM HIS – A NEGAÇÃO DAS NECESSIDADES BÁSICAS DOS USUÁRIOS E A QUALIDADE DO COTIDIANO E DO HABITAT - Nirce Saffer Medvedovski

. AVALIAÇÃO, VALOR E HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL - Miguel António Buzzar

. CIDADE E HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL - António Baptista Coelho

Informações Técnicas: Edição: RIMA / ANTAC
ISBN: 978-85-7656-186-6
Brochura 16,0 x 22,9 cm
261 páginas




Advertência ao leitor
Nota da edição: embora os artigos editados na revista Infohabitar sejam previamente avaliados e editorialmente trabalhados pela edição da revista, eles respeitam, ao máximo, o aspecto formal e o conteúdo que são propostos, inicialmente pelos respectivos autores, sublinhando-se que as matérias editadas se referem, apenas, aos pontos de vista, perspectivas e mesmo opiniões específicas dos respectivos autores sobre essas temáticas, não correspondendo a qualquer tomada de posição da edição da revista sobre esses assuntos.


Infohabitar a Revista do Grupo Habitar
Editor: António Baptista Coelho
Edição de José Baptista Coelho
Lisboa, Encarnação - Olivais Norte
Infohabitar n.º 315, 11 de Outubro de 2010



Sem comentários :