domingo, maio 01, 2011

344 - Eduardo Gageiro e "Semana do Design Gráfico" na Escola Secundária de Sacavém (ESS) - Infohabitar 344

por Isabel Romana

Infohabitar, Ano VII, n.º 344

Notas do editor:


O nº 344 do Infohabitar divulga uma recente exposição de fotografias de Eduardo Gageiro, iniciativa esta  integrada no âmbito da "Semana do Design Gráfico" da Escola Secundária de Sacavém, aproveitando-se para dar alguns exemplos do excelente trabalho que esta escola está a realizar no âmbito da preparação de jovens nas áreas do Design Gráfico e das Artes Gráficas. Chama-se a atenção para ser possível ver estas exposições nos dias úteis da próxima semana (iniciada a 2 de Maio de 2011) e aproveita-se para sublinhar que a qualidade das imagens que ilustram esta edição nada tem a ver com a excelência das fotografias de Eduardo Gageiro, mas o objectivo do artigo que se segue é, exactamente, divulgar a referida exposição.


António Baptista Coelho

Eduardo Gageiro e "Semana do Design Gráfico" na Escola Secundária de Sacavém
por Isabel Romana




Fig. 01: símbolo da "ESS


No âmbito das actividades desenvolvidas durante a "Semana do Design Gráfico" da Escola Secundária de Sacavém (ESS), que decorre desde o dia 27 de Abril - Dia Mundial do Design Gráfico - até 6 de Maio, está patente no "Espaço Varius" do Pavilhão C da ESS (localizada junto à entrada de Sacavém, na Quinta do Património, junto ao novo quartel de bombeiros e à esquadra da PSP) uma exposição do fotógrafo Eduardo Gageiro, que é natural de Sacavém.




Fig. 02: localização da ESS

No âmbito da referida "Semana do Design Gráfico", e entre outras actividades que já decorreram, destacam-se: a conferência realizada pelo fotógrafo Eduardo Gageiro, em 27 de Abril; e a conferência da doutora Cândida Ruivo, professora de Design na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, no dia 29 de Abril.

Ainda integrada na referida "Semana" regista-se a exposição de trabalhos dos alunos dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Design Gráfico e do Curso de Educação e Formação de Operador de Pré-impressão, ambos disponibilizados na Escola Secundária de Sacavém; na parte final deste artigo editam-se algumas imagens de conjunto dos respectivos trabalhos.




Fig. 03: imagem de conjunto do átrio de exposições do Pavilhão C da ESS

Na semana iniciada a 2 de Maio os alunos mais novos de uma das Escolas Básicas do Agrupamento em que se integra a ESS irão realizar visitas às referidas exposições e desenvolver várias actividades de expressão plástica.

A exposição do fotógrafo Eduardo Gageiro estará aberta ao público durante a semana de 2 a 6 de Maio, no "Espaço Varius" do Pavilhão C da ESS; as imagens em seguida apresentadas destinam-se, apenas, a despertar o interesse por uma exposição a não perder.





Fig. 04



Fig. 05





Fig. 06





Fig. 07



Fig. 08





Editam-se, em seguida, uma breve nota biográfica de Eduardo Gageiro, retirada da exposição e uma listagem dos seus principais prémios.



Fig. 09: imagem de Eduardo Gageiro, por Rui Gageiro

"Eduardo Gageiro nasceu em Sacavém a 16 de Fevereiro de 1935. Empregado de escritóriop na Fábrica de Loiças de Sacavém de 1947 a 1957, conviveu diarimante com pintores, escultores e operários fabris, que o influenciam na sua decisão de fazer fotojornalismo.

Com 12 anos publica no Diário de Notícias, com honras de primeira página a sua primeira fotografia.

Começa a sua actividade de repórter fotográfico no Diário Ilustrado em 1957.

Foi fotógrafo no Diário Ilustrado, O Século Ilustrado, Eva, Almanaque, Match Magazine, Associated Press (Portugal), Companhia Nacional de Bailado e da Presidência da República. Foi editor da revista Sábado. Actualmente é freelancer e trabalha, nomeadamente, para a Assembleia da República, Deustche Gramophone - Alemanha, Yamaha - Japão e para a Cartier.

É membro de honra do Fotokluba Riga (ex-URSS), Fotoclube Natron (ex-Jugoslávia), Osterreichisdhe Fur Photographie, O.G.Ph Viena (Áustria), Gold Year de Honra (Novi Sad, ex-Jugoslávia) e Excellence F.I.A.P. (Fédération Internationale de l'Art Photographique - Berna, Suíça).

No II Congresso Internacional de Repórteres Fotográficos, realizado em S. Paulo, Brasil, em 1966, foi nomeado vice-presidente.

Comendador da Ordem do Infante D. Henrique."



Fig. 10: principais prémios atribuídos a Eduardo Gageiro

Algumas imagens de conjunto de trabalhos dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Design Gráfico e do Curso de Educação e Formação de Operador de Pré-impressão, da Escola Secundária de Sacavém.





Fig. 11: fotografia digital



Fig. 12: trabalhos de paginação



Fig. 13: módulo sobre a cor



Fig. 14: auto-retratos



Fig. 15: ilustração aplicada



Fig. 16: homenagem a Hundertwasser

Notas editoriais:


(i) A edição dos artigos no âmbito do blogger exige um conjunto de procedimentos que tornam difícil a revisão final editorial designadamente em termos de marcações a bold/negrito e em itálico; pelo que eventuais imperfeições editoriais deste tipo são, por regra, da responsabilidade da edição do Infohabitar, pois, designadamente, no caso de artigos longos uma edição mais perfeita exigiria um esforço editorial difícil de garantir considerando o ritmo semanal de edição do Infohabitar.


(ii) Por razões idênticas às que acabaram de ser referidas certas simbologias e certos pormenores editoriais têm de ser simplificados e/ou passados a texto corrido para edição no blogger.


(iii) Embora a edição dos artigos editados no Infohabitar seja ponderada, caso a caso, pelo corpo editorial, no sentido de se tentar assegurar uma linha de edição marcada por um significativo nível técnico, as opiniões expressas nos artigos apenas traduzem o pensamento e as posições individuais dos respectivos autores.




Infohabitar a Revista do Grupo Habitar
Editor: António Baptista Coelho
Edição de José Baptista Coelho
Lisboa, Encarnação - Olivais Norte

Infohabitar, Ano VII, n.º 344, 1 de Maio de 2011

Sem comentários :