domingo, janeiro 10, 2016

565 - Esquissos azuis – uma pequena seleção - Infohabitar 565


Infohabitar, Ano XII, n.º 565

Esquissos azuis – uma pequena seleção
António Baptista Coelho

Apresentam-se, em seguida, alguns apontamentos/desenhos livres, ou esquissos realizados em aguadas azuis, sob várias temáticas, com alguma rapidez (máximo de cerca de 5 minutos por desenho) e diretamente a partir dos respetivos temas (sem recursos a fotografia).
O azul é “a cor da sombra” e com ele consegue-se uma caraterização estimulante destes simples apontamentos urbanos e paisagísticos realizados em Olivais Norte / Encarnação, em Lisboa.



Desenho 1: um simples conjunto de formas - caminho e árvores com sentido natural de perspetiva.



Desenho 2: procurar apontar simultaneamente formas gerais e de pormenor - apontar "a árvore" e também "as folhas".





Desenho 3: fundir azul e amarelo - dando um pequeno sentido de "verde".






Desenho 4: a forma "plástica" da árvore e das suas folhas - e a árvore minimamente enquadrada.





Desenho 5: pessoas e árvores num jardim urbano - sentido de ambiente habitado e com escala humana - azuis com traços de negro.




Desenho 6: a rua arborizada, as árvores protagonistas que harmonizam o ambiente global, dando-lhe um agradável sentido doméstico/residencial.




Desenho 7: as nuvens, um exercício sempre útil e estimulante.




Desenho 8: pássaros (gaivotas), que vão sendo, consecutivamente, integrados na folha em muitas "posições"/vistas.


Notas editoriais:
(i) Embora a edição dos artigos editados na Infohabitar seja ponderada, caso a caso, pelo corpo editorial, no sentido de se tentar assegurar uma linha de edição marcada por um significativo nível técnico e científico, as opiniões expressas nos artigos e comentários apenas traduzem o pensamento e as posições individuais dos respectivos autores desses artigos e comentários, sendo portanto da exclusiva responsabilidade dos mesmos autores.
(ii) De acordo com o mesmo sentido, de se tentar assegurar o referido e adequado nível técnico e científico da Infohabitar e tendo em conta a ocorrência de uma quantidade muito significativa de comentários "automatizados" e/ou que nada têm a ver com a tipologia global dos conteúdos temáticos tratados na Infohabitar e pelo GHabitar, a respetiva edição da revista condiciona a edição dos comentários à respetiva moderação, pelos editores; uma moderação que se circunscreve, apenas e exclusivamente, à verificação de que o comentário é pertinente no sentido do teor editorial da revista; naturalmente , podendo ser de teor positivo ou negativo em termos de eventuais críticas, e sendo editado tal e qual foi recebido na edição.

Infohabitar, Ano XII, n.º 565
Esquissos azuis – uma pequena seleção
Editor: António Baptista Coelho  - abc@lnec.pt e abc.infohabitar@gmail.com
GHabitar (GH) Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional

Edição: José Baptista Coelho - Lisboa, Encarnação - Olivais Norte.


Sem comentários :