domingo, maio 15, 2016

582 - Inovar no projeto de quartos II - Infohabitar n.º 582

Na imagem: parte da Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, que no dia 30 de abril de 2016 comemorou o seu 30.º aniversário
Infohabitar, Ano XII, n.º 582

Inovar no projeto de quartos II - Infohabitar n.º 582

António Baptista Coelho
Artigo XCIX da Série habitar e viver melhor

Continuando a abordar a temática do projeto arquitetónico dos quartos domésticos, concluímos, esta semana, uma pequena reflexão sobre a possível e necessária inovação na conceção dos mesmos.


Quarto de casal

Sobre a concepção global do quarto de casal Christopher Alexander (1) considera que alguns aspectos são particularmente importantes:
·        que o espaço que envolve a cama de casal seja configurado e tratado pormenorizadamente e em função dessa cama;
·        que se considere, no dimensionamento, a provável instalação de uma "grande cama de casal";
·        e que haja realmente espaço em torno da cama para se mobilar e decorar "à vontade".

Quarto de casal e quartos de crianças

Sobre os quartos de casal e de crianças aponta-se um conjunto de indicações de Claude Lamure: (2)
·        É importante a atmosfera íntima e eventualmente mais formal de que se rodeia o quarto de casal.
·        A configuração corrente e desejável do quarto de casal é, basicamente, quadrada, devido à integração central da cama larga; para pessoas idosas será por vezes preferível o recurso a camas geminadas (embora esta opção seja discutível). Mas uma tal solução, que se integra em cerca de 12m2, é mais para um quarto de cama, do que para um quarto onde possam existir outras zonas funcionais.
·        Considerando que os idosos e as mulheres adultas têm um sono particularmente frágil é fundamental a existência de adequadas condições de obscurecimento, isolamento acústico relativamente ao exterior em geral e ao interior do fogo e do edifício, privacidade visual e manutenção de uma temperatura ambiente um pouco inferior à da zona de estar.
·        Quanto à arrumação a opção deverá ser feita entre roupeiros embutidos e espaço suplementar para roupeiros móveis; o roupeiro fixo tem de ser um elemento funcional e ambientalmente positivo na globalidade do quarto, esteja nele directamente integrado ou seja associado num espaço contíguo (por exemplo num pequeno átrio de entrada).
·        Quanto aos quartos para crianças é fundamental que eles sejam alegres, não será de admitir mais de duas crianças num quarto com cerca de 10m², e é importante separar as crianças por sexos e disponibilizar uma zona personalizada para cada criança com mais de 6 anos de idade.

Fig. 01: o acabar de vez com hierarquias imutáveis e avessas à adaptabilidade doméstica e à respetiva diversificação de usos é essencial, designadamente, quando se trata da distribuição dos quartos na habitação, como é visível nesta situação em que dois quartos (com acesso, à esquerda, através das estantes) estão ligados diretamente a uma zona se sala-comum e mesmo a uma cozinha/sala de família; mas esta forma de conceção exige uma clara e exigente qualidade arquitetónica – habitação integrada no conjunto urbano "Bo01 City of Tomorrow", desenvolvido no âmbito da exposição que teve lugar em Malmö em 2001 (ver nota final) - Arquitetura: Moore, Ruble, Yudell, Bertil Öhrström.

Fig. 02: nova vista da situação acima ilustrada – habitação integrada no conjunto urbano "Bo01 City of Tomorrow", desenvolvido no âmbito da exposição que teve lugar em Malmö em 2001 (ver nota final) - Arquitetura: Moore, Ruble, Yudell, Bertil Öhrström.


Ambiente do quarto de dormir

Ernest Neufert (3) aponta vários aspectos mais pormenorizados, mas importantes na concepção das ambiências dos quartos de dormir, que promovam o repouso e o saudável isolamento:
·        A abertura da porta de entrada num quarto não deve produzir incómodos aos seus ocupantes (4) e não deve ser possível ver a porta de entrada, a partir da cama.
·        A disposição das camas encostadas à parede ou constituindo recantos, parecem ser psicologicamente mais reconfortantes.
·        A posição da cama com a cabeceira para Norte é aconselhável, pois permite boas condições matinais (com a janela a nascente),.
·        Camas e armários "de parede" podem conjugar-se formando nichos individuais ou "em beliche", que ajudam a desenvolver recantos privados e personalizados.
·        Num quarto estreito a janela chegada a um lado permite a integração da cama no canto mais próximo da luz natural.

Quartos de crianças e jovens

Quanto a quartos de crianças e jovens Sven Thiberg salienta que o arranjo do mobiliário deve apoiar, quer o convívio de grupos de amigos, em zonas de permanência mais "formais", quer o recreio livre numa zona relativamente ampla e desimpedida. (5)
Dormir em vários sítios da habitação
Finalmente, e tal como apontei no estudo do LNEC que tem sido amplamente citado nesta série editorial (ITA 2), os diversos tipos de "sofás-cama", camas mínimas (ex., divã dobrável) e camas de dobrar e rebater, constituem dispositivos de recurso que permitem, que em casas pequenas, como são a maioria das habitações correntes se garanta a pernoita de familiares e amigos, ou de moradores em condições de recurso (ex., pessoa doente obrigando a um acompanhamento constante ou ao afastamento provisório da pessoa com que compartilha o quarto).
Nesta matéria importa, no entanto, sublinhar que a existência, por si só, destes dispositivos não é condição suficiente para o seu uso frequente e em condições razoáveis, havendo que os situar cuidadosamente em espaços previstos para o efeito, nem excessivamente intrusivos da vida normal doméstica, nem totalmente devassados em relação a esta; uma possibilidade que importa sublinhar como constituindo mais um importante trunfo na capacidade de adaptabilidade e de apropriação que deve ser oferecida pela habitação.

Bons quartos

De certa forma importa garantir, a  todo o custo, que uma habitação tenha "bons quartos", razoavelmente desafogados, versatilmente mobiláveis e não totalmente segregados e "encerrados" numa zona designada por íntima, mas onde, por vezes, acabam por se desenvolver proximidades pouco agradáveis e sublinhadas pela frequente espaciosidade muito reduzida de corredores e átrios interiorizados e pela frequente ausência de adequadas dispositivos que assegurem a continuidade da luz e da ventilação naturais (ex., através de soluções tão simples como bandeiras superiores às portas); e, sendo, assim, podemos, frequentemente, preferir as velhas soluções de corredores " a eixo central ou lateral", desde que razoavelmente mobiláveis, pois garantem forte versatilidade dos quartos e salas que servem - e então se fizermos esses quartos comunicar uns com os outros proporcionamos-lhes uma excelente capacidade de fusão ou separação de usos contíguos e não estamos a inventar nada, apenas a recuperar soluções estabilizadas ao longo de milénios e absurdamente abandonadas, em meados do século XX, quando da invenção da "casa máquina"; mas a casa não é uma máquina. 


Notas:
(1) Christopher Alexander; Sara Ishikawa; Murray Silverstein; et al, "A Pattern Language/Un Lenguaje de Patrones", pp. 758 e 759.
(2) Claude Lamure, "Adaptation du Logement à la Vie Familiale", pp. 189 e 191.
(3) Ernest Neufert, "Arte de Projetar em Arquitetura", pp. 176 a 179.
(4) A zona de circulação, relacionada com a porta do quarto, deve tornar fácil o acesso a todos os pontos do compartimento.
(5)    Sven Thiberg(Ed.), "Housing Research and Design in Sweden", p. 169.



·         Nota importante sobre as imagens que ilustram o artigo:
As imagens que acompanham este artigo e que irão, também, acompanhar outros artigos desta mesma série editorial foram recolhidas pelo autor do artigo na visita que realizou à exposição habitacional "Bo01 City of Tomorrow", que teve lugar em Malmö em 2001.
Aproveita-se para lembrar o grande interesse desta exposição e para registar que a Bo01 foi organizada pelo “organismo de exposições habitacionais sueco” (Svensk Bostadsmässa), que integra o Conselho Nacional de Planeamento e Construção Habitacional (SABO), a Associação Sueca das Companhias Municipais de Habitação, a Associação Sueca das Autoridades Locais e quinze municípios suecos; salienta-se ainda que a Bo01 teve apoio financeiro da Comissão Europeia, designadamente, no que se refere ao desenvolvimento de soluções urbanas sustentáveis no campo da eficácia energética, bem como apoios técnicos por parte do da Administração Nacional Sueca da Energia e do Instituto de Ciência e Tecnologia de Lund.
A Bo01 foi o primeiro desenvolvimento/fase do novo bairro de  Malmö, designado como Västra Hamnen (O Porto Oeste) uma das principais áreas urbanas de desenvolvimento da cidade no futuro.
Mais se refere que, sempre que seja possível, as imagens recolhidas pelo autor do artigo na Bo01 serão referidas aos respetivos projetistas dos edifícios visitados; no entanto, o elevado número de imagens de interiores domésticos então recolhidas dificulta a identificação dos respetivos projetistas de Arquitetura, não havendo informação adequada sobre os respetivos designers de equipamento (mobiliário) e eventuais projetistas de arquitetura de interiores; situação pela qual se apresentam as devidas desculpas aos respetivos projetistas e designers, tendo-se em conta, quer as frequentes ausências de referências - que serão, infelizmente, regra em relação aos referidos designers -, quer os eventuais lapsos ou ausência de referências aos respetivos projetistas de arquitetura.
·        Notas editoriais:
(i) Embora a edição dos artigos editados na Infohabitar seja ponderada, caso a caso, pelo corpo editorial, no sentido de se tentar assegurar uma linha de edição marcada por um significativo nível técnico e científico, as opiniões expressas nos artigos e comentários apenas traduzem o pensamento e as posições individuais dos respectivos autores desses artigos e comentários, sendo portanto da exclusiva responsabilidade dos mesmos autores.
(ii) De acordo com o mesmo sentido, de se tentar assegurar o referido e adequado nível técnico e científico da Infohabitar e tendo em conta a ocorrência de uma quantidade muito significativa de comentários "automatizados" e/ou que nada têm a ver com a tipologia global dos conteúdos temáticos tratados na Infohabitar e pelo GHabitar, a respetiva edição da revista condiciona a edição dos comentários à respetiva moderação, pelos editores; uma moderação que se circunscreve, apenas e exclusivamente, à verificação de que o comentário é pertinente no sentido do teor editorial da revista; naturalmente , podendo ser de teor positivo ou negativo em termos de eventuais críticas, e sendo editado tal e qual foi recebido na edição.

Infohabitar, Ano XII, n.º 582
Artigo XCIX da Série habitar e viver melhor

Inovar no projeto de quartos II - Infohabitar n.º 582

Editor: António Baptista Coelho
 abc@lnec.pt e abc.infohabitar@gmail.com
GHabitar (GH) Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional
Edição: José Baptista Coelho - Lisboa, Encarnação - Olivais Norte.



Sem comentários :